sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Homem-Aranha


A imagem “http://iguinho.ig.com.br/images/papel_parede/homem_aranha800x600.jpg” contém erros e não pode ser exibida.O Homem-Aranha é um personagem fictício da Marvel Comics. É um dos mais importantes e populares super-heróis das histórias em quadrinhos. Suas revistas estão entre as mais vendidas do gênero no mundo há décadas. É a identidade secreta de Peter Benjamin Parker. Foi criado por um dos mais bem-sucedido criadores moderno de histórias em quadrinhos, Stan Lee e por seu grande parceiro, Steve Ditko.

Órfão quando pequeno, Peter Parker foi morar junto com seus tios Benjamin e May Parker em Forest Hills, Queens, na cidade de Nova York. O menino cresceu e se tornou um adolescente tímido, mas extremamente inteligente. Era muito desajeitado com as garotas e não tinha muitos amigos. Durante uma demonstração de equipamentos que manipulavam radiação, Parker foi picado por uma aranha. Ela havia sido exposta à radioatividade do aparelho e por isso provocou mutações no organismo do jovem Peter. Na versão ultimate (ou Marvel Millenium, como é mais conhecida no Brasil) e no filme de 2002, Peter é picado por uma aranha geneticamente alterada.

Peter descobre sobre seus poderes quando quase é atropelado por um carro. Seu sentido de aranha o alerta do perigo e por puro reflexo ele salta e se fixa na parede de um prédio. Ainda assustado, ele escala esse prédio e amassa uma chaminé de aço como se fosse de papel.

Parker fica muito empolgado com seus novos poderes e, no início, pensa somente em como ganhar dinheiro com eles. Levado por esses pensamentos individualistas, não faz o mínimo esforço para impedir a fuga de um ladrão, que logo depois viria a matar seu tio Ben. Quando descobre que o assassino do tio é o bandido que poderia ter detido sem dificuldades, se vê tomado por um sentimento de culpa que traz uma dura lição: "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". A partir de então, começa a utilizar seus poderes para combater o crime.

Índice

[esconder]

[editar] Mudanças iniciadas com Homem-Aranha

Até muito antes da publicação de Homem-Aranha no meio da década de 60, os heróis seguiam um padrão mais ou menos uniforme de rigidez moral e retidão, tanto em suas vidas normais quanto quando travestidos em seus alter-egos. O Homem-Aranha foi o primeiro herói fruto do sentimento mais sombrio e humano da culpa. (Desconsiderando-se Batman que antes de passar pelas mãos do gênio moderno Frank Miller não era tão soturno como atualmente, tendo Miller reproduzido em Batman uma fórmula bem-sucedida aplicada no Demolidor). Além disso foi o primeiro herói a ganhar dinheiro com o uso de seus poderes: Peter Parker vende fotos do Homem-Aranha para o Clarim Diário. Seus motivos são altruístas: ele ajuda a tia viúva e idosa e pagar as contas, principalmente o aluguel. É, portanto, um dos super-heróis mais humanizados das histórias em quadrinhos, o que o levou a um sucesso estrondoso e a uma competição direta de popularidade com ícones do nível de Superman e Batman.

[editar] O Romance

Logo no início de suas histórias, Peter se apaixonou por Betty Brant, secretária de seu chefe, J. Jonah Jameson. Mas logo em seguida iniciou um romance com a jovem Gwen Stacy. Ela estudava com ele na mesma faculdade onde também estudavam Harry Osborn e Flash Thompson.

Tempos depois, influenciado pela tia, Peter conhece a pessoa que viria a se tornar sua esposa: Mary Jane Watson. Ele fica dividido entra as duas moças e, durante este tempo, tenta não levantar suspeitas de sua identidade secreta.

Outra garota que também iria perseguir Parker era Felícia Hardy, mais conhecida como Gata Negra. Além de Peter, ela também iria vir a ser vilã e apaixonada pelo Homem-Aranha. Isso a ajudou a se reformar e virar uma heroína.

[editar] A Morte de Gwen Stacy

Quando o Duende Verde descobriu que Peter era apaixonado por Gwen, ele a levou para o alto da ponte do Brooklyn (que na verdade teria que ser a ponte George Washigton, porém o desenhista errou e desenhou a ponte do Brooklyn) e ali ele e o Homem-Aranha se enfrentaram numa terrível batalha, que resultou na queda de Gwen. Peter ainda tentou alcançá-la com as teias, mas nessa tentativa ela quebrou o pescoço. As palavras de Peter na hora foram "Vamos, abre os olhos, garota. eu te salvei..." Quando viu que era tarde demais, entrou em desespero.

Esta história foi um marco importante para os quadrinhos, pois elevou o conceito de "histórias para crianças" fazendo o departamente de censura rever os conceitos de faixa-etária para os quadrinhos.

[editar] O Casamento

Anos depois, Peter decidiu se casar com Mary Jane, a mulher por quem era apaixonado. Logo depois dela descobrir seus segredos, Peter conversou com a sua tia e decidiu que queria formar uma família com Mary Jane. No Brasil, o casamento do Homem-Aranha foi publicado na edição nº 100 de O homem-aranha na publicação da Editora Abril.

Tempos depois, eles tiveram uma menina, mas ao decorrer de uma série de eventos envolvendo clones e o Duende Verde, Peter perdeu sua filha. Mas o que ele não sabe é que ela continua viva.

Também foi durante o seu casamento que Peter encarou o seu pior vilão: Venom. Brock tentou pegar a mulher e a tia de Parker, mas ele conseguiu acabar com a festa do vilão.

[editar] O Simbionte Negro

Em um planeta distante, todos os vilões e heróis do Universo Marvel foi levado ao planeta do super-vilão conhecido como Beyonder. Lá uma pedra alienígena grudou no uniforme do Homem-Aranha revelando ser um simbionte!

Ao voltar à Terra, este novo uniforme negro lhe ampliava a sua "força de aranha" em 100%. Ao caso disto, foi muito difícil para o atorduado Peter largar o simbionte. O Sr. Fantástico preparou uma arma sônica, então, descobrindo que o ponto fraco era o som, Peter Parker passando por uma Igreja conseguiu se libertar do simbionte (por causa do som dos sinos).

Abandonado, o ex-simbionte de Peter acha um novo hospedeiro; Eddie Brock! Ele foi desmascarado por Peter Parker por causa de uma falça notícia que publicou. Por causa deste ódio contra Parker, Eddie descobre a identidade do Homem-Aranha e vai à sua caça. Nasce o Venom. Mas, no final, o Homem-Aranha o derrotou da mesma maneira de quando se libertou do simbionte - no sino da Igreja. Este foi o primeiro encontro de muitos outros que viriam pela frente. Estas hitórias foram recentemente republicadas em HA Grandes Desafios nº 1 - O Ataque de Venom pela Editora Panini.

[editar] Os clones de Peter Parker

Esta "saga" (Saga do Clone) odiada por uns e amadas por outros fãs tem início na época em que Gwen Stacy estava viva ainda. Durante as aulas de biologia, o Professor Warren tira algumas amostras de sangue de Peter e Gwen. Com isto ele cria clones dos mesmos. Atordoado por um assassinato que cometeu por "acidente", o Prof. Warren agora é o inimigo conhecido como O Chacal.

Gwen Stacy é morta pelo Duende Verde (na história "A Noite em que Gwen Stacy Morreu" - republicado recentemente pela Editora Panini em HA Grandes Desafios nº 5) e a culpa cai pra cima do Homem-Aranha. O Prof. Warren fica muito triste com isso e então é quando O Chacal entra em ação para vingar a morte da garota.

Numa emboscada, ele faz o clone do Aranha lutar contra o verdadeiro Peter Parker. Nesta luta, um dos "Aranhas" vencem e coloca o corpo do outro na chaminé da fábrica onde estavam. Chegando na porta de seu apartamento ele vê a Mary Jane. Nesta hora ele cai na real e percebe que é dela que ele realmente gosta - e este sentimento não poderia ser de nenhum clone! Está confirmado que o "Aranha" é o verdadeiro "Peter Parker".

Cinco anos se passam e a Tia May fica muito doente. Ben Reilly volta após estes 5 anos de isolamento para ver como está a saúde de May Parker. Ficamos sabendo que na realidade, Ben Reilly era o clone que ficou na chaminé da fábrica. Ele (contra sua vontade) assume a identidade de Aranha Escarlate (contra sua vontade! ele odiou este nome de batismo).

Aparece também para complicar a vida de Peter Parker o clone mal sucedido chamado apenas de Kaine;

Depois de um exame de DNA feito pelo Dr. Seward Trainer (que ajudou Ben Reilly nos 5 anos que ficou fora), foi confirmado que Ben Reilly é na verdade o verdadeiro Peter Parker. O "Peter Parker" que estava casado com Mary Jane (e estava esperando uma filha) era o clone! Após a luta, o clone assumiu a identidade do verdadeiro Peter! O verdadeiro Peter ficou sem rumo e se isolou, se auto-chamando Ben Reilly (Ben era de Ben Parker e Reilly era o nome de solteira de May Parker).

"Peter Parker" perde seus poderes (em "HA - Aventura Final" - especial - Abril) e então segue até Portland com Mary Jane para viverem lá enquanto que em NY, Ben Reilly assume o novo uniforme do Homem-Aranha (em A Teia do Aranha nº 100 - Abril). Alguns meses depois, Peter volta para NY à chamado do JJJ para trabalhar no Clarim Diário.

Neste meio tempo, uma ossada com a máscara do Homem-Aranha foi achada perto da chaminé da fábrica (onde ficava o laboratório secreto do Chacal) para confudir a todos. Tudo não passava de mais um clone de Peter Parker. Um detalhe cruel criado pelo Chacal (e o Duede Verde) para arruinar as vidas de Peter Parker e Ben Reilly!

O Duende Verde volta a vida e revela então toda a história aos dois (em "A Teia do Aranha nº 110" - Abril). Na verdade Ben Reilly é realmente o clone e Peter sempre foi o Peter Parker. O exame de DNA foi forjado pelo Dr. Trainer - que trabalhava para Norman Osborn à mando dos "demônios Scrier"! Ben Reilly foi morto pelo Duende Verde (da mesma forma que o Duende foi "supostamente" morto pelo seu jato) e se desintregou nos braços de Peter (que já havia recuperado seus poderes).

[editar] Os Novos-Vingadores

Com o passar dos anos, o Homem-Aranha foi sendo considerado um dos heróis mais corajosos da Terra. Por causa destes boatos e boa fama foi que ele conseguiu lugar nos Vingadores. Logo após a queda do grupo, ele foi recrutado mais uma vez pelo Capitão América e assim continuou com seu status de herói e vingador.

Foi nessa entrada para os Vingadores que Tony Stark (alter-ego do Homem de Ferro) se aproveitou para poder persuadir Peter a ficar do lado dele, quando ele precisasse. Deu a ele a roupa de Aranha de Ferro, uma armadura dourada com vermelho de onde saem dois pares de patas. Peter viu que a partir daí sua vida mudaria para sempre.

[editar] Guerra Civil

Durante os acontecimentos decorrentes da Guerra Civil, Parker ficou dividido entre os dois lados, mas no começo teve que escolher um. Ele já havia sido comunicado pelo Homem de Ferro que isso poderia acontecer. Isso fez com que Stark tentasse persuadir Peter para que, na hora que explodisse a guerra, o Homem-Aranha ficasse do lado da Iniciativa.

E foi assim que Peter entrou de cabeça na Guerra onde os heróis ficaram divididos. Em uma entrevista coletiva, ele decidiu mostrar sua cara para todos. Retirou sua máscara e disse "Meu nome é Peter Parker e eu sou o Homem-Aranha desde os quinze anos"[1]. Isso fez com que JJ Jameson, que estava assistindo, desmaiasse e caísse para trás. Além disso, Jameson decidiu acabar com Peter e colocou ele em um processo para a indenização pelas suas mentiras.

Peter viu o abuso do lado pró-registro encabeçada pelo Homem de Ferro, que não respeitava os direitos dos heróis não registrados, que eram deixados de forma desumana na prisão construida na zona negativa e decidiu se posicionar contra o Homem de Ferro, ao lado do grupo contra o registro, tendo como lider o Capitão América.

[editar] Outras realidades

[editar] Universo Ultimate

Artigo principal: Ultimate Spider-Man

Em Ultimate Spider-Man, Peter ainda é um adolescente que cursa o colegial. Mas seus problemas não são menores. Ele foi picado por uma aranha geneticamente modificada e agora apresenta poderes extraordinários. Ao contrário do Homem-Aranha do universo 616, Peter já namorou, além das citadas acima, a mutante Lince Negra, dos X-Men

[editar] 2099

Artigo principal: Homem-Aranha 2099

O Homem-Aranha 2099 escapou da devastação de sua realidade natal e agora faz parte dos Exilados.

[editar] Dinastia M

Na Dinastia M, Peter é um dos heróis mais famosos que existem. Casado com a linda Gwen Stacy e com um lindo filho. Ele e sua família, composta pelo seus tios, Ben e May Parker, vivem felizes. O que Parker não desconfiava era que seus inimigos estavam tramando para desmascará-lo, pois Peter fingia ser mutante. Isso levantou a ira da populaçaõ que queria a morte do Homem-Aranha. Tempos depois, tudo foi esclarecido.

Quando Peter retomou a conciência, quis matar Wanda e toda a sua família, pois por causa dela tinha que perder de novo duas pessoas que ele amava e um filho que ele nunca teve.

[editar] MC2

Em MC2, Peter treinou a filha (May "Mayday" Watson-Paker) para ser a Garota-Aranha (Spider-Girl), já que por causa de um acidente não podia mais combater o crime.

[editar] Equipamentos

[editar] Série Clássica

Graças à inteligência e engenhosidade de Peter Parker, o Homem-Aranha dispõe de bons equipamentos que auxiliam-no na sua luta contra o crime:

  • Teia, que, em contato com o ar e dependendo dos movimentos de pulso do Aranha, pode se condensar em uma linha fina e extremamente resistente (por um período não muito longo, de aproximadamente uma hora, para evitar que os bandidos fiquem presos nela para sempre), ou numa teia propriamente dita, ou, ainda, em alguns objetos específicos, tais como pára-quedas ou colchões (pouco usado). Peter criou essa teia a partir de uma fórmula química própria; todavia, a idéia não foi aproveitada nos filmes do Homem-Aranha, pois neles a teia é orgânica - resultado dos genes alterados de Peter (os cineastas acharam improvável que um "nerd" em segredo, no seu quarto, conseguisse inventar tal produto). Tal inovação já foi incorporada aos quadrinhos, após a saga "A Queda", em que Peter luta, ao lado do Capitão América, contra uma antiga vilã: a Rainha dos Insetos.
  • Lançadores de teia: dois aparelhos, usados nos pulsos para soltar as teias.
  • Sinal Aranha: aparelho no cinto que emite uma luz com o simbolo do Aranha, similar ao Bat-sinal (um desenho circular de sua máscara). Para assustar os criminosos. Pouco usado.
  • Cartuchos de teia: presos no cinto do uniforme, servem como reservas de fluido de teia.
  • Rastreador-aranha: em formato de uma mini-aranha, é usado para seguir pessoas (principalmente criminosos) e objetos em movimento.
  • Máquina fotográfica automática: normalmente presa a uma teia, dispara fotos automaticamente. Usada por Peter Parker para ganhar dinheiro, quando ele vendia as fotos para o Clarim Diário.
  • Aranhamóvel: Construído por intermédio de uma campanha promocional que teria o Aranha como astro, foi pouco usado e acabou sendo destruído em lutas contra vilões.
  • Lentes transparentes: servem para ocultar os olhos e protegem contra algumas pertubações à visão (como clarões, por exemplo).
  • Uniforme de lycra justo ao corpo e resistente, para conferir maior agilidade enquanto o herói gira o corpo para balançar por entre os prédios, tendo assim mais liberdade de movimentos. Nos primeiros uniformes havia teias na região das axilas, sugerindo que o Homem-Aranha pudesse usá-las para planar nas correntes de ar.

[editar] Séries especiais

  • O uniforme usado durante o evento "Guerra Civil", criado por Tony Stark possui algumas capacidades a mais: à prova de balas; permite que o Homem-Aranha plane; possui sensores que transmitem informações diretamente à mente de Peter; pode mudar de aparência; possui tentáculos mecânicos retráteis nas costas, com funções de ataque e de espionagem (os mesmos têm câmeras embutidas).
  • Na saga O Outro, Peter aparentemente morre depois de uma sangrenta luta contra Morlun (primeira aparição em Homem-Aranha 7 da Editora Panini). Logo depois, a sua parte aracnídea sai do seu "cádaver" pela janela da Torre Stark. Trata-se de uma mutação no seu corpo gravemente ferido, que serviu de casulo para originar um novo Homem-Aranha - o mesmo Peter Parker, mas com um corpo totalmente novo, sem ferimentos anteriores.
  • Após a saga O Outro, publicada no Brasil em Homem-Aranha 60 a 63 pela Editora Panini, Peter adquiriu vários outros poderes: conseguir enxergar no escuro; poder sentir vibrações através das suas teias; distinguir, sem prévio conhecimento, diferentes classes de aranhas; e dois ferrões retráteis e venenosos, que saem de seus antebraços.

[editar] Videogames

Em Marvel Ultimate Alliance, o Aranha é jogável em todas as plataformas, sendo que seu ataque extremo é o Bungee Bash. E suas roupas são: Classic (uniforme original), Symbionte (uniforme negro), Scarlet Spider (Aranha Escarlate) e Stark Armor (Aranha-de-Ferro).

[editar] Ver também

Spider-Man 3

Outros projectos Wikimedia também contêm material sobre este artigo:
Citações no Wikiquote
Imagens e media no Commons
Homem-Aranha

[editar] Games do herói

Spider man the movie- Spider man 2- Spider man 3- Ultimate Spider Man- Spider man:Fried or Foe

[editar] Ligações externas

Nenhum comentário: